sábado, 25 de dezembro de 2021

São Paulo poderia ter declarado a independência em 1964

26/03/2017

JÚLIO BUENO

Mais um episódio a ser elencado entre as várias vezes, ao longo da História, onde os Paulistas cogitaram proclamar a sua total independência.

Sempre fazemos referência aos seguintes episódios:

1641: Aclamação de Amador Bueno
1707: Guerra dos Emboabas
1822: Processo de Independência do Brasil (conduzido por São Paulo)
1842: Revolta Liberal
1887: Separatismo do PRP
1932: Correntes separatistas dentro da Revolução Constitucionalista

Agora, não para nossa total surpresa, descobrimos mais um momento onde São Paulo teve como perspectiva muito clara a sua independência em relação ao Brasil.

O ano era 1964 e o país estava envolvido em grande convulsão social, estando a sociedade dividida entre aqueles que apoiavam e aqueles que eram contra o governo do presidente getulista/populista João Goulart.

O Estado de São Paulo era então, naquela altura, governado por Adhemar de Barros, figura que deve ter o seu nome destacado como verdadeiro defensor dos interesses Paulistas, pós 1932. Adhemar era, em conjunto com o governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto e com o general gaúcho Olympio Mourão Filho, conspirador para derrubar Jango da presidência.

Como opção viável e cogitada para forçar a queda do presidente João Goulart, Adhemar fez então uma consulta ao governo americano, questionando: "Se São Paulo se declarar estado independente e beligerante com o Brasil, vocês nos reconhecem em até 48 horas?". A resposta americana não poderia ter sido melhor: reconheceriam nossa independência e beligerância em 24 horas!

Esse relato nos é oferecido pelo insuspeito professor Darcy Ribeiro, que era o Ministro da Casa Civil do Governo João Goulart e tinha acesso a informações privilegiadas, provindas do serviço de espionagem.

A quem quiser ver e ouvir esse relato de Darcy Ribeiro, basta assistir essa entrevista concedida ao programa Roda Viva, em 1988. Ele trata desse assunto a partir do minuto 33:00.


*O autor é professor e foi Presidente do MSPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários abusivos ou difamantes serão deletados.

Encontro separatista realizado em 2024

 A direção do MSPI realizou na capital bandeirante um breve encontro de apoiadores, no mês de março/2024, onde foi possível tratar de questõ...