sábado, 25 de setembro de 2021

Por que a Constituição em 1932?

Júlio Bueno




Muitos colocam, e não sem razão, que o Povo Paulista, na excelsa e mui grandiosa epopeia social de 1932, se ergueu pelo Brasil contra uma ditadura brutal, sem fundamento na tradição política (supostamente) conciliadora do Brasil, que arbitrariamente, corria para instaurar neste país uma ditadura fascista ou, mais adequadamente aos moldes iberoamericanos, um caudilhismo barato. Pois bem de maneira "atravessada" isso não está errado. Mas era apenas pela democracia e por livrar o Brasil do caudilho de São Borja que São Paulo pegou em armas?

A Revolução de 1932 embora tenha sobre si uma vasta produção bibliográfica, nas últimas décadas vem sendo, taticamente, colocada de lado. E o pior, mesmo entre aqueles que a estudam, muitos não conseguem compreender o elemento mais fundamental de todo o empreendimento revolucionário Paulista: São Paulo lutava por si, na forma de sua AUTONOMIA.

A autonomia de São Paulo ficou consolidada dentro do grande pacto federal que foi a Constituição de 1891, pelo que é inadequado não pensar nessa constituição e no próprio regime republicano no Brasil sem falar no espírito de liberdade, autonomia e responsabilidade do povo Paulista.

Até 1930 o regime republicano permaneceu sem que os ventos da inveja prevalecessem sobre si. Daquele momento em diante a força da inveja encontrou especial potencial no espírito danoso do falso revolucionarismo dos tenentes e, em especial, do caudilho gaúcho, defensor público de um ódio feroz ao povo e ao Estado de São Paulo.

1932 é o levante de um povo que não sabe ser escravo e que possui a plenitude do espírito cristão, pois mesmo sendo estapeado moralmente pela inveja do Brasil ainda lhe faz constantemente o bem. A autonomia de São Paulo foi o foco da ação final dos Paulistas. Era o que São Paulo queria, pois lhe daria a oportunidade de manter o desenvolvimento de sua vocação histórica e espiritual, que é de ser construtor de um império de empreendedorismo material e de uma raça de gigantes!

São Paulo pela constituição por que a lei é a autonomia!

Monteiro Lobato, sempre atual, disse: "Com o Brasil se possível for".

Eu digo: com o Brasil, se possível fosse. Contra o Brasil por que preciso é!

Publicado originalmente em 25/08/2013

Encontro separatista realizado em 2024

 A direção do MSPI realizou na capital bandeirante um breve encontro de apoiadores, no mês de março/2024, onde foi possível tratar de questõ...