sábado, 25 de dezembro de 2021

Tietê, o rio que forjou uma nação.

07/11/2013

RAUAN LUIZ


Compreender uma nação é, em princípio, compreender as incitações, obstáculos e concessões fornecidas por sua região. O cenário encontrado no planalto vicentino parecia ser totalmente adverso a qualquer tipo de colonização e penetração pelo seu interior. O primeiro obstáculo a ser vencido era a Serra do Mar, uma muralha natural de quase mil metros de altura coberta por densas florestas. Contudo, desbravar a Serra do Mar era um convite ao descobrimento de todo o interior da América do Sul, quem fez esse convite foi, é claro, o Tietê. Uma série de adversidades como, por exemplo, o isolamento e a pobreza, incutiram nos paulistas o espírito desbravador, esse mesmo espirito parecia estar presente também no nobre anfitrião dos sertanistas, o Tietê que audaciosamente recusa o mar e vai banhar o Oeste. Aquela velha muralha que parecia fazer do seu interior uma fortaleza isolada do resto do Universo contribuiu mais tarde para que os recém rechegados paulistas se tornassem a face desse isolamento. Integraram-se aos nativos, criaram um idioma, um folclore, uma constituição não escrita, enfim, toda uma cultura e identidade.

Esse é um dos aspectos mais interessantes da história de São Paulo. A geografia da região e as adversidades confluíram para forjar uma nação que construiu o Centro-Sul do Brasil. Sérgio Buarque de Holanda já assinalava que a aversão ao sedentarismo e aos latifúndios foram elementos importantes para a constituição do caráter dos locais, e além disso, fizeram do Tietê uma espécie de presente ao espirito paulista da época. Os diários, relatos e registros que temos dessa época são belíssimos, Afonso de E. Taunay publicou uma coleção deles no seu livro “Relatos Monçoeiros”, transcrevo um trecho da introdução, um convite irrecusável à leitura:

II

PAPEL CAPITAL DO TIETÊ NOS FASTOS DA CONQUISTA OCIDENTAL. — O EPISÓDIO DAS MONÇÕES CUIABANAS ÍMPAR NOS ANAIS DA HISTÓRIA UNIVERSAL. O TIETÊ E O SÃO FRANCISCO. AS PRIMEIRAS NAVEGAÇÕES PARA OESTE. ANHEMBY E TIETÊ.

Criara-se o episódio das monções, incerto com o maior relevo nos anais do bandeirantismo de São Paulo, assumido ímpar originalidade não só em nossos fastos nacionais como nos do Universo.

E, com efeito: em parte alguma do globo as condições geográficas, demográficas, comerciais, coexistiram e associaram-se tão típicas, tão originais, quando as que caracterizaram esta via anfíbia de milhares de quilômetros de imensos percursos fluviais e pequenas jornadas terrestres: a estrada das monções entre os pontos terminais de Araraitaguaba e Cuiabá. Separados por três mil e quinhentos quilômetros da mais áspera navegação com a mínima solução de continuidade constituída por alguns quilômetros do varadouro Camapuan.

Foi esta via dolorosa o recuador, por excelência, das lindes luso-espanholas para o âmago da América do Sul. E em desrespeito ao ajuste inter-ibérico de 1494 definitivamente perempto em 1750 graças ao influxo das bandeiras sobre a resistência e a inércia castelhanas, pequena ao Sul e no Centro do Brasil atual, quase nula e, por assim dizer, inexistente na Amazônia.

Na perseguição do meridiano de Tordesilhas forçada a um deslocamento de vinte graus do litoral paulista às margens do Guaporé o percurso das monções se nos afigura como se enristada lança fora, de irresistível empuxo contra a linha interpolar diplomática estatuída pelo Príncipe Perfeito e os Reis Católicos. De coto lhe serviu o Caminho do Mar; de haste o álveo do Tietê.

No século XVII nunca ensarilhada esteve tal arma. Enristou-se esporadicamente e seus pontaços penetrando fundamente no domínio castelhano asseguraram a Portugal a posse das terras de além Paraná, o que permitiria a Alexandre de Gusmão invocar o mais prestigioso uti possidetis consagrado nas decisões do Tratado de Madri.

Como com tanta exação escreveu Pedro Taques, com o prodigioso faro de mateiros: “apesar da falta da geografia, cuja ciência totalmente ignoravam” sabiam os antigos paulistas escolher as melhores vias de penetração “na maior parte dos incultos sertões da América conquistando nações bárbaras”.

O grande tronco das expedições além Paraná foi o Tietê. As referências ao Paranapanema não passam de acidentais, sendo até quase inexistentes.

Dos três grandes eldorados brasileiros um apenas decorreu da navegação fluvial: o do Cuiabá com a sua cabeça de escala de Araraitaguaba. Ninguém ignora que os das Minais Gerais e Goiás procedem de estradas terrestres.

E entretanto poderia o primeiro ter sido revelado pela facílima navegação do S. Francisco e do Rio das Velhas e a contra-corrente em águas plácidas e perfeitamente conhecidas, desde antes da primeira metade do século XVIII. Os jazigos sabarenses estavam, por assim dizer, à mão tente dos povoadores do Norte. Remontando águas plácidas viriam ter à confluência do Sabará e do Guaicui.

Ficaram os criadores com as suas manadas francisquenses a centenas de quilômetros dos jazigos auríferos separados pelo sertão bruto mau grado a fantasiosa afirmativa dos que pretendem haverem os descobridores da região aurífera, havê-los encontrado às ribeiras do Guaicui e do Paraopeba.

Diversos são os autores a quem ocorreu idêntica similitude de idéias sobre a predestinação no papel de São Paulo, dada a sua situação geográfica no planalto, colocado como plataforma de torre dominadora de abruta muralha, quase vertical, de quase um milheiro de metros de desnível sobre o Oceano.

E com a particularidade de que o vencimento desta escarpa era dos mais penosos para os recursos do tempo.

Daí as objurgatórias expressas pelos velhos cronistas e sintetizadas na frase de Frei Gaspar da Madre de Deus quando chamou o Caminho do Mar o “pior caminho que tinha o Mundo”.

Recorda Melo Nobrega em seu belo estudo “História de um rio” várias destas opiniões. Assim enuncia Teodoro Sampaio que o Tietê, “estrada natural ligada ao amplíssimo sistema fluvial permitia atingir o íntimo do Continente”.

O ilhamento dos primeiros povoadores do planalto piratiningano, isolado do Universo pela enorme muralha de Paranapiacaba, quando para Oeste e derrama das terras e o curso dos rios lhes apontava terras infindáveis e acessíveis levou-os à vida aventurosa dos bosques que para eles tinham todos os perigos e o fascínio do incógnito, expende Joaquim da Silveira Santos.

A vocação destes pioneiros, segundo a feliz observação de Sérgio Buarque de Holanda, estaria no caminho que convidava ao movimento e não na sedentarização da grande propriedade rural.

E observa Nelson Wernack Sodré que a geografia local de Piratininga era tácito convite: “O Tietê corria para os sertões”. Secunda-o Cassiano Ricardo em exata e sintética fórmula: “o planalto empurrou o paulista para o interior”. Foi o seu rio o Tietê, “que o fez sertanista e bandeirante”.

Não há dúvida que o apossamento do Guairá, de capital importância no conjunto da expansão bandeirante se fez sem o intermédio do Tietê. Mas serviu ele de esteira à conquista do Mato Grosso, a dos Itatins, consolidada por Francisco Pedroso Xavier no último quartel seiscentista.

Às suas maretas entregaram-se, mais que provavelmente os grandes expedicionários de além Paraná.

Poder-se-á objetar que não é possível afirmar se houveram todas essas bandeiras utilizado o Tietê.

Mas tudo faz crer que sim, por diversos motivos. O Paranapanema correndo bastante mais ao sul é tão áspero de vencimento quanto o seu grande paralelo setentrional.

De São Paulo à barranca longínqua existia até meados do século XVII o deserto. O Tietê já desde 1580 tinha, e a 36 quilômetros de São Paulo, o núcleo de Parnaíba que chegou a tão considerável importância. O de Itu já desde 1609 existia, em terras lavradias. Sorocaba, por volta de 1650 surgia sobre um grande tributário do Anhembí. Eram três verdadeiros viveiros de sertanistas estes três núcleos satélites de São Paulo. Todos no vale do Tietê.

Na demonstração dos diversos caminhos de que os moradores de São Paulo se servem para os rios Cuiabá e Província de Cochiponé, se demonstra quanto o Tietê era a via preferencial, por excelência, para a penetração no recesso das terras centrais.

TAUNAY, E. A. Relatos Monçoeiros. São Paulo: Martins Editora, 1976, p. 13-15.

*Rauan Luiz administra a ótima página Tradição Paulista, no Facebook.

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